Manchas escuras no corpo podem ser sinais de que tem algo grave acontecendo com você; conheça as três causas do aparecimento
03/03/2023

Primordialmente, talvez você já tenha visto algumas manchas escuras, com a cor semelhante a uma pancada, pelo corpo, principalmente na região da perna, às vezes, até dolorida.

Como também, provavelmente, alguém já deve ter dito usa um objeto de prata que sai, certo?

Então, elas são causadas devido a um extravasamento de sangue na região, um rompimento de vasos sanguíneos.

Com isso, as principais causas são a fragilidade dos próprios vasos, uma pancada ou uma alteração no sangue.

Entretanto, a pancada por menor que seja causa a mancha, mas além da pancada existem mais três fatores que causam este hematoma;

1.Fragilidade Capilar

Entretanto, isso ocorre quando os pequenos vasos sanguíneos, responsáveis pela circulação do sangue, estão muito fragilizados e acabam se rompendo.

Todavia, os fatores que podem desencadear isso são; envelhecimento, alergias, genética, estresse, ansiedade, tristeza e deficiência de vitamina C.

Tratamento: Geralmente elas somem sem ser necessário que faça algo, mas se quiser acelerar o processo, é recomendado passar alguma pomada para hematomas ou tomar um bom copo de suco de laranja.

2. Doenças que causam alterações na coagulação do sangue

Muitas doenças causam a redução das plaquetas no organismo ou alteram suas funções. Diante disso, as manchas podem surgir.

Ademais, doenças como dengue, zika, deficiência de minerais e vitaminas, doenças autoimunes, doenças do fígado, doenças genéticas e da medula óssea costumam causar o aparecimento das manchas.

Contudo, o tratamento nestes casos, é melhor consultar um médico para se ter informações mais precisas. Geralmente se trata de remédios.

3. Uso de remédios

Sobretudo, alguns remédios alteram o funcionamento comum do sangue.

Tratamento: Consultar o médico para ver se é possível trocar ou remover o uso do medicamento. Evitar o máximo possívle pancadas durante a ingestão do remédio, para que não ocorra o risco de hemorragias.

AD
Artigo