Takin, o mamífero híbrido de vaca e ovelha que virou animal nacional do Reino do Butão
10/08/2022

PUBLICIDADE

Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada. Não sabemos nada sobre o amor se realmente nunca amamos um animal.

Qualquer animal, seja gato, cachorro ou outros animais, tem o dom de cativar o ser humano com seu jeitinho e sua forma de amar.  Como seria um mundo feito de animais? Incrível.

A natureza sempre nos surpreende com suas ricas e diversas espécies animais, e uma delas que virou símbolo do Reino do Butão, na Ásia, não foge à regra.

PUBLICIDADE

Estamos falando do Takin, ou Takin-dourado, um mamífero que é bovino e caprino ao mesmo tempo, que tem conquistado os internautas nas redes sociais.

Também chamado de Boi de camurça ou cabra-gnu, o mamífero pode ser encontrado a leste dos himalaias.

Apesar de ser considerado o antepassado do boi almiscarado, estudos recentes com base no DNA sugerem uma relação mais próxima da espécie com as ovelhas!

PUBLICIDADE

Trata-se de uma criatura enorme, que pode chegar a pesar 600 kg. Imponente e altamente resistente, parece uma espécime inspirada nas mitologias dos tempos antigos.

Geralmente habita áreas montanhosas, compartilhando território até com alguns ursos panda.

Este espécime é da família Bovidae, por isso possui uma grande semelhança com vacas e cabras. Além disso, sua genética é muito próxima da ovelha selvagem.

PUBLICIDADE

Além dos chifres e das patas, esses animais possuem uma grossa camada de lã que os protege das baixas temperaturas a que estão expostos. A cor da pelagem pode variar de um marrom avermelhado a um dourado cremoso.

Graças a esta última cor, alguns dizem que este estranho animal inspirou a história do Velocino de Ouro na mitologia grega, que é um carneiro dourado com asas conhecido como Chrysomallos.

PUBLICIDADE

Chrysomallos era filho de Poseidon e uma ninfa. Segundo a mitologia, este espécime foi aniquilado e sua pele foi roubada e Jasão, o herói, teve que recuperá-la para reivindicar seu trono.

Muitos acreditam que este mito corresponde a uma espécie que viveu na costa do Mar Negro desde o Himalaia. Poderia muito bem ser o Takin!

Esse animal é muito semelhante a do cabra, um pouco de bovino e do equino.

PUBLICIDADE

Lembra muito gnu Áfricano, mas com diferença que é bem peludo, para aguentar extremo frio do país Butan na área central Asiática, que tem traseira de equino, chifre de bovino, olho de caprino, patas de muar.

Em grande parte devido à caça excessiva e à destruição de seu habitat natural, o takin é considerado uma espécie em extinção na China e Vulnerável pela UICN. Embora não sejam uma espécie comum, seus números parecem ter sido reduzidos consideravelmente nos últimos anos.

SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA! 

PUBLICIDADE

AD
Artigo