Truque do pano: proteger seu cachorro do barulho dos fogos.
19/12/2021

PUBLICIDADE

Você constantemente se preocupa com seus animais de estimação durante a queima de fogos perto de sua casa? Saiba o que fazer com o seu cachorro que tem medo de fogos de artifício. 

O truque do pano, que promete proteger os cachorros dos fogos de artifício, é baseado no Tellington Touch, um método de adestramento e controle da ansiedade desenvolvido pela criadora canadense Linda Tellington Jones. 

PUBLICIDADE

A técnica foi baseada inicialmente (nos anos 1970) para o treinamento de cavalos e está adaptada também para gatos, aves e até mesmo anfíbios e répteis.

A reação ao barulho de fogos de artifício, saraivadas de balas e trovões quase sempre vem acompanhada por tensão na região lombar, mas toques nas orelhas aceleram a circulação sanguínea nas extremidades, elevam a temperatura, alivia a tensão nas costas e reduz o estresse.

PUBLICIDADE

O truque do pano

As ligaduras corporais – ou o envolvimento do cachorro em pedaços de pano – estão entre os instrumentos mais úteis do Tellington Touch para eliminar a fobia aos ruídos.

Mas, como um simples pedaço de pano pode exercer efeito sobre o comportamento animal?

O sistema nervoso do cachorro processa a informação sensorial determinada pela pressão suave exercida pelo pano. Este toque ativa o ramo parassimpático do sistema nervoso central, proporcionando sensações de tranquilidade.

PUBLICIDADE

 

Ao envolver o animal de estimação com tiras de pano, as informações sensoriais são potencializadas: é como se muitas mãos acariciassem e confortassem o pet ao mesmo tempo.

Como fazer o truque do pano

A bandagem deve envolver o tronco do animal em formato de oito.

A faixa deve envolver o pescoço, cruzar-se pelo dorso na altura na cernelha, voltar a envolver a parte anterior na altura das últimas costelas e finalmente ser amarrada junto à raiz da cauda do cachorro.

PUBLICIDADE

SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA! 

PUBLICIDADE

AD
Artigo